terça-feira, 21 de abril de 2009

PESQUISA: DÉDA E JOÃO TÊM DIFERENÇA DE 5,3%.JACKSON E VALADARES ESTÃO NO SENADO

O Instituto Padrão divulgou, nesta segunda-feira (20), o relatório final de Pesquisa de Opinião Pública no estado de Sergipe. Segundo o resultado da pesquisa, se as eleições fossem realizadas hoje, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) seria reeleito com 46,1% e o deputado federal Jackson Barreto (PMDB) seria eleito com 44,1%. Um detalhe importante: o deputado federal Albano Franco (PSDB) que não se lançou candidato, soma 41,5% dos votos. Já o candidato declarado ao Senado, deputado federal Eduardo Amorim (PSC) obteve 28,2%.

Já para governador do Estado, se as eleições fossem hoje, haveria segundo turno. Marcelo Déda – com 47,1% - e João Alves Filho – com 41,8% - demonstra uma diferença de apenas 5,3%, o que seria praticamente empate técnico. A popularidade do Governo Marcelo Déda, somando ótimo, bom e regular dá uma margem boa: 77,1% de satisfação. A questão ruim, péssima e não sabe, soma 22,7%. Um detalhe: péssimo, com 12,9%, ganha para ótimo, com 12,1%. Foram pesquisados 30 municípios

As regiões em que a pesquisa foi realizada, com os seus pesos eleitorais: Aracaju - 26,1%, Grande Aracaju 15,1%, Alto/Médio Sertão 10,5%, Agreste Central 12,0%, Centro Sul/Sul 24,3%, Baixo S.Francisco/Leste Sergipano 12,0%.

Segundo explica o Instituto Padrão de Pesquisas, “o estudo tem por objetivo identificar junto ao público alvo às intenções de voto para Governador e Senador”.

Acrescenta que a metodologia empregada foi a de pesquisa quantitativa, por amostragem, entre os dias 14 e 18 de abril de 2009. A técnica da coleta de dados foi a entrevista pessoal, aplicada com questionários estruturados dentro dos objetivos. Para representar esse universo populacional, foram entrevistados 2001 eleitores a partir de 16 anos, conforme dados do TRE e IBGE.

Os questionários foram elaborados com perguntas estimuladas em R. U. = 100% para Governador e R. M. + de 100% para Senador. A seleção da amostra foi estratificada por cotas cruzadas por sexo, faixa etária e escolaridade, proporcional à composição do universo. A margem de erro máxima permitida é de 3,0% dentro de um índice de 95% de confiabilidade.

Municípios pesquisados: Aracaju, Arauá, Barra dos Coqueiros, Canindé do São Francisco, Capela, Cristinápolis, Estância, Gararu, Itabaiana, Japoatã, Lagarto, Laranjeiras, Maruim, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Pirambu, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Salgado, Santana do São Francisco, São Cristóvão, São Miguel do Aleixo, Simão Dias e Umbaúba.

Para efeito de processamento, as entrevistas foram verificadas in loco no total de 20% e criticadas em 100%.

Perfil dos entrevistados - sexo total - Masculino 48,0%, Feminino 52,0% Faixa etária 16/17 3,2%, 18/24 19,4%, 25/34 26,2%, 35/44 20,1% ,45/59 18,9%, 60 e + 12,1%

Escolaridade total - Anal. até 4ª série fundamental 31,0%, 5ª a 8ª série fundamental 28,0%

Ensino Médio 34,8%, Superior 6,1%



RESULTADO GERAL

Para Senador

Quais os dois candidatos a Senador o Sr(a) votaria se as eleições fossem hoje?

Eduardo Amorim - 28,2%

Jackson Barreto - 44,1%

Albano Franco - 41,5%

Valadares - 46,1%

Nenhum/Branco/Nulo 9,7%

Não sabe 5,2%



Para Governador

Em qual desses candidatos a Governador o Sr(a) votaria se as eleições fossem hoje?

Déda - 47,1

João Alves - 41,8

Nenhum/Branco/Nulo – 7%

Não sabe - 3,6



Avaliação do Governo

Como o Sr(a) avalia a atuação da Administração do Governador Marcelo Déda?

Ótima - 12,1%

Boa - 33,6%

Regular - 31,4%

Ruim - 7,9%

Péssima - 12,9%

Não sabe - 1,9%

Fonte: Faxaju

domingo, 19 de abril de 2009

DEPUTADA DENUNCIA SUPERFATURAMENTO NO TRANSPORTE ESCOLAR DE LAGARTO AO MPF

Depois de denunciar na Assembléia Legislativa, a prática de um suposto superfaturamento cometido pela Prefeitura de Lagarto, no que se refere aos contratos de prestação de serviços de transporte escolar naquele município, a deputada estadual Goretti Reis (DEM-SE) protocolou a denúncia, no decorrer desta semana, no Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas de Sergipe e Ministério Público em Lagarto. De acordo com a denúncia, o que chamou a atenção da representante foi o valor da contratação visto que, para um mesmo serviço, de um ano para o outro, houve um aumento de quase 100% sobre o valor dos serviços. Enquanto o transporte escolar no ano de 2008 de Lagarto custava cerca de R$ 3 milhões, em 2009, custará quase R$ 5 milhões.
A denúncia cita como principais irregularidades: o Administrador Público do Município de Lagarto desatendeu a legislação aplicável à licitação em tela; que não foi dada ao processo licitatório em tela a publicidade que a normatização aplicável requer; é irreal o prazo de dois dias para a vistoria de todas as 143 rotas, povoados, escolas, vias e ruas da licitação; a licitação teve sua competitividade claramente limitada pelo estreitamento indireto do prazo mínimo legal para a formalização das propostas; sua competitividade claramente limitada pela desarrazoada exigência de inscrição das empresas participantes no Conselho Regional de Administração; a competitividade claramente limitada pela desproporcional quádrupla exigência na qualificação econômica das licitantes; sua competitividade claramente limitada pela não segmentação da licitação em lotes, em afronta ao §1°do art. 23 da Lei 8.666/93.

Há ainda o fator que da segmentação da licitação, que impediu a participação de pequenas e médias empresas na licitação, muito embora suas atuações estejam implicitamente previstas como subcontratadas. No texto fica explicitado que todos estes fatores fulminaram o caráter competitivo da licitação, culminando com a escolha de proposta em sobrepreço; o Edital do Pregão Presencial n° 06/2009 apresenta inconsistências materiais nos quilômetros licitados; o contrato constante no Edital do Pregão Presencial n° 06/2009 prevê pagamento global (independentemente da quilometragem efetivamente rodada) quando a licitação se fundou no preço por quilometro e, finalmente, que a conduta Administrativa do Exmo. Sr. Prefeito de Lagarto afrontou os princípios da legalidade, publicidade, proporcionalidade, razoabilidade e da competitividade licitatória, culminando o processo licitatório numa contratação ineficiente, antieconômica e em clara afronta à imperiosa probidade que deve nortear o administrador público.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Na Câmara, Mendonça Prado pede a renúncia de Déda

“Há uma insatisfação generalizada no nosso querido Estado de Sergipe, o que demonstra a incoerência daqueles que fazem discurso e, quando têm a oportunidade de realizar, não correspondem à expectativa da sociedade”. Foi o que afirmou o deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE) na tribuna da Câmara Federal, sobre a relação do governo Marcelo Déda com os servidores públicos. “Déda fez carreira enganando os funcionários públicos e agora, quando tem tudo nas mãos para melhorar as condições de trabalho, o governador apresenta uma série de desculpas esfarrapadas”.

Além disso, Mendonça destacou que o Estado de Sergipe, em números absolutos, tem a maior quantidade de adutoras do Nordeste, sendo geograficamente o menor Estado daquela região. Entretanto, não há abastecimento de água hoje, de forma eficiente, em nenhum município. Há rodízio até na capital, onde falta água em todos os bairros de Aracaju diariamente. “Uma vergonha!”

Em relação à educação, em razão do não-pagamento do Piso Nacional de Salários, Mendonça reiterou que há uma grande insatisfação no magistério com sucessivas greves dos professores, dos médicos e de várias outras categorias, o que tem prejudicado sobremaneira a gestão pública no Estado de Sergipe. “Esse é o reflexo da falta de compromisso do Governo Estadual com o povo sergipano. Se for pra continuar assim, é melhor que Déda renuncie”, afirmou.
fonte: nenoticias

quarta-feira, 15 de abril de 2009

JERÔNIMO VÊ PERIGO PARA A SOCIEDADE SE GOVERNO NÃO DIALOGAR COM POLICIAIS


O deputado federal Jerônimo Reis (DEM) cobrou do governo do Estado, na trde desta qurta-feira (15), mais ações na área de segurança para Sergipe, que passa por um momento crítico. Além dos inúmeros casos de violência que vem sendo registrados, os policiais militares cobram melhores salários e condições de trabalho. Sergipe passa por um momento delicado na segurança pública. Há meses, que os policiais militares realizam uma mobilização em busca de melhores condições salariais. Unidas, as associações que representam desde os soldados até os oficiais têm levado à sociedade sergipana a difícil situação financeira dos PMS, relatou.
Jerônimo Reis disse que a principal reivindicação é a melhoria nos vencimentos, principalmente em virtude do governo estadual ter implantado, recentemente, uma política de valorização dos policiais civis que, segundo as associações de militares, estão ganhando bem mais que os militares.
O deputado advertiu sobre nova medida adotada pelo governo, de proibir os policiais militares de participarem de qualquer ato de reivindicação por melhores salários. A proibição é baseada na publicação de um aditivo a uma lei do poder executivo. Para se ter uma idéia do rigor da determinação da PM, está escrito que promover reunião de militares, ou dela tomar parte, a fim de reivindicar melhores salários, há a configuração de quebra de um dos bens jurídicos tutelados pela nossa Instituição, a disciplina militar, caracterizando crime de natureza militar, capitulado no art. 165 do Código Processo Militar.
De acordo com o parlamentar, a ordem do governo acabou gerando uma crise maior dentro da corporação, o que pode acarretar em grandes prejuízos à população. Isso porque o Boletim do Comando foi publicado a menos de 48 horas da realização de um grande ato, próximo do palácio do governo, disse, Jerônimo Reis.
Ainda de acordo com o discurso do parlamentar, já há informações que, diante da impossibilidade da realização dos atos de protesto, seja iniciada uma greve branca pelos militares, ou seja, a indignação dos policiais pode levá-los a cruzar os braços, amolecer no atendimento à população, e, dessa forma, fugir de qualquer tipo de punição por parte do governo. Coincidência ou não, muitos cidadãos já procuraram as emissoras de rádio de Sergipe para denunciar que não estão sendo atendidos pelo 190 da Polícia Militar, apesar dos investimentos feitos recentemente pelo Governo Estadual, que dotou o serviço de novos e modernos equipamentos. Mas do que adianta investir em aparelhos se a força humana está insatisfeita?, questionou Jerônimo, que encerrou o discurso fazendo um apelo ao governador Marcelo Déda: melhore o nível de diálogo com os policiais militares. Não aja com arbitrariedade, com punições, mas procure sempre a conversa, extrapolando todos os meios possíveis de um bom e saudável diálogo. A população, que já sofre com a falta de estrutura da segurança pblica, não pode ser a grande penalizada pela falta de competência das autoridades públicas no andamento das negociações envolvendo os policiais militares, completou.

Eleição Conselho Tutelar

Depois das provas que ocorreram dia 9 de Abril e ter logrado êxito obtendo 7,5 na prova de conhecimentos do Estatuto da Criança e Adolescentes venho pedir aos meus amigos que no dia 18 de maio (segunda) votem em mim para CONSELHO TUTELAR de Lagarto com o Numero 32 para que minha juventude trabalhe para sua família. E muito obrigado pelos apoios já obtidos...

terça-feira, 14 de abril de 2009

VALADARES APROVA FUNCIONAMENTO DE 3 RÁDIOS

A entrada em funcionamento de duas novas rádios comunitárias e, o prosseguimento de uma terceira, estão garantidos no estado de Sergipe com o parecer favorável dado pelo senador Antonio Carlos Valadares (SE), líder do PSB no Senado.

Como relator dos projetos relativos às concessões, Valadares acatou os pedidos para o começo das atividades das rádios da Associação de Promoção e Bem Estar Social de Neópolis e da Associação de Radiodifusão Comunitária do Grageru, na capital de Sergipe, além de assegurar a continuidade de funcionamento da Rádio FM Itabaiana Ltda, no município de Itabaiana.

De acordo com Valadares, a documentação apresentada pelos pretendentes à instalação das novas rádios comunitárias obedeceu a todos os preceitos legais, bem como a destinada à renovação de concessão para serviço de radiodifusão sonora em freqüência modulada na cidade de Itabaiana.

PESQUISA MOSTRA QUE JOÃO CRESCE NA GRANDE ARACAJU E DÉDA AVANÇA NO SERTÃO

Uma pesquisa quantitativa realizada pela Padrão, encomendada pelo DEM, para avaliação de prováveis candidatos ao Governo do Estado, estimula o ex-governador João Alves Filho a ser candidato à sucessão do governador Marcelo Déda (PT).

A Padrão ouviu eleitores da grande Aracaju, incluindo as cidades de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e a Capital, onde o governador Marcelo Déda está um pouco à frente em três delas e perde apenas em uma.

Segundo uma fonte do DEM, a pesquisa da Padrão mostra que em Aracaju Marcelo Déda está com 44% e João Alves Filho chega próximo com 42%. Em São Cristóvão, Marcelo Déda aparece com 44% e João Alves com 40%. Nossa Senhora do Socorro, Déda tem 42% e João fica com 40%. Nas três cidades acontecem empates técnicos.

No município de Barra dos Coqueiros há uma inversão. João Alves Filho chega com 53% e Marcelo Déda com 35%. Na análise de pesquisa, a diferença entre João Alves e Marcelo Déda, neste município, tem com fato a construção da ponte que liga Aracaju àquela cidade.

Sertão – Nas cidades do alto sertão – segundo pesquisa em andamento – alguns resultados parciais colocam o governador Marcelo Déda (PT) bem à frente do ex-governador João Alves Filho, o que consolidaria a sua vitória. A pesquisa é encomendada por políticos da região, com o objetivo de avaliar a tendência do sertanejo, que anteriormente pendia para o ex-governador.

Um dos políticos responsáveis pela pesquisa, acredita que as obras anunciadas pelo Governo e que devem aparecer até o final do ano, vai colocar Marcelo Déda à frente em todas as regiões. Analisa, que o momento ainda não é de definição política, mas reconhece que “João não está politicamente morto”.

Já uma fonte do DEM, que viu o resultado das pesquisas nas cidades que fazem a Grande Aracaju, diz que eles demonstram que João Alves Filho ainda é o nome para disputar o governo em 2010, com chances de eleger-se.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

SOLDADOS EVITAM ATENDER EMERGÊNCIAS E RECUSAM DAR SEGURANÇA AO MICARANA

As lideranças do movimento dos militares por aumento salarial estão começando a se preocupar com a reação do pessoal que atende o telefone 190 (Rádio Patrulha), porque os soldados estão desmotivados e começam a não querer cumprir suas tarefas de emergência.

Para o presidente da Associação dos Oficiais Militares de Sergipe (Assomise), capitão Samuel Alves Barreto, o Governo precisa entender que a reclamação é de todos, do coronel ao soldado, e percebe-se que a cada dia o pessoal vai se recolhendo e pode haver um problema maior.

Segundo o capital Samuel, a comissão formada por secretários para dialogo com os militares até o momento não manteve contato. Lembrou que os militares suspenderam a movimentação no dia que o ministro da Justiça, Tarso Genro, visitou Aracaju, para atender a um apelo do Governo, mas até agora não se tem nenhum resultado.

Outra preocupação do movimento militar é que a Micarana [carnaval fora de época que se realiza na cidade de Itabaiana] e o pessoal não está querendo obedecer a escalação para dá segurança à festa. Nesta quinta-feira (16) os militares farão uma vigília de 24 horas em frente ao Palácio dos Despachos.
Fonte: Faxaju

domingo, 12 de abril de 2009

CARRETAS NÃO CHEGAM, EMDAGRO ATRASA, BANESE NÃO EMPRESTA E SERTÃO TEM FOME.

O prefeito de Poço Redondo, frei Salvador Enoque (PSB), disse, neste sábado (11), que as carretas de alimentos anunciadas pelo Governo do Estado ainda não chegaram: “mas, de qualquer forma, houve um paliativo, através de cestas de 10 quilos enviadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social”.

Segundo Enoque, a secretária Ana Lúcia anunciou o envio de 4.600 cestas, mas depois telefonou avisando que seriam transportadas apenas 2.700: “pode-se imaginar o desespero de excluir 1.900 famílias famintas, que estavam na esperança de receber cestas de alimentos”, disse Enoque.

A solução encontrada foi cortar os povoados que ficam à beira do rio São Francisco, que não têm problema com falta de água e conseguem alimento. Todas as 2.700 foram distribuídas na região de Santa Rosa do Ermírio e Sítio Novos.

Ajudas – Frei Enoque disse que na sexta-feira da Paixão (10) dezenas de cestas foram distribuídas por evangélicos na região e outras através de ajuda conseguida pelo radialista Messias Carvalho, através do seu programa de rádio.

O prefeito de Poço Redondo revelou que os projetos estruturantes para convivência com a seca “até o momento não chegou”. Segundo Enoque, apenas 140 pessoas tiveram seus projetos aprovados pela agência do Banese em Canindé do São Francisco, a juros de 6.75% e não a 3.75% como havia sido prometido no projeto anunciado pelo Governo.

Frei Enoque acha que a “estrutura da Emdagro, que faz todo o projeto dos agricultores para empréstimo, e do próprio Banese é precária. Demora muito a concluir os trabalhos, em razão de uma burocracia que emperra”. Na Emdagro exige-se documentação rigorosa em dia, como vacinação e CPF, além do empréstimo ser feito de acordo com os bens, como a vaca com leite tem um valor, o garrote outro: “quem numa situação como essa tem vaca dando leite e garrote gordo?” Pergunta Enoque e lamenta: “a coisa é feita de tal forma, que nem parece caso de emergência”.

O prefeito Enoque Salvador esteve pessoalmente com o gerente da agencia do Banese em Poço Redondo – Manoel – acompanhado de mais 111 pequenos agricultores. Ouviu dele que está encontrando muita dificuldade em iniciar os empréstimos, porque os projetos são feitos pela Emdagro e o processo é demorado.

Sexta-feira (10) completou a terceira semana da presença do governador Marcelo Déda ao sertão e até o momento não foi feito 1% do programa de emergência anunciado para os pequenos agricultores. O gerente do Banese, Manuel, marcou uma reunião com os 111 agricultores para a próxima terça-feira (14). Ainda vai dizer como os pleitos serão atendidos: “até o momento ninguém recebeu nada em Poço Redondo e não sei se os 140 agricultores de Canindé do São Francisco receberam”, disse Enoque.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Conselho Tutelar

Na ultima quinta feira dia 10 de abril, foi realizada a prova de conhecimento sobre o ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLECENTE (ECA) foi o primeiro degrau para a corrida do conselho municipal entres os participantes para a eleição do conselho tutelar Lagartense esta CLEBER PINTO esse Blogueiro que concorre com o numero 32 e quero aqui deixar o pedido para que todos aqueles que lerem o blog que volte em mim para que possamos fazer um trabalho efetivamente eficaz e que o ECA possa ser a bíblia das crianças e adolescentes da nossa querida Lagarto.

Muito Obrigado

terça-feira, 7 de abril de 2009

Goretti x Suzana: Superfaturamento no transporte escolar de Lagarto

A deputada estadual Goretti Reis (DEM) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa, na tarde de ontem (06), para formalizar a denúncia da prática de um suposto superfaturamento cometido pela Prefeitura Municipal de Lagarto no que se refere aos contratos de prestação de serviços de transporte escolar no município. Segundo a Democrata, as quilometragens colocadas no edital, entre a sede e os povoados, estão fora da realidade.

"Foi realizado um processo recente de licitação em Lagarto, do transporte escolar, e facilmente a gente percebe que houve superfaturamento no edital e, consequentemente, no resultado final desse pregão presencial. Em primeiro lugar, o edital foi publicado no dia 17 de março último e, o processo foi rapidamente realizado no dia 31 do mesmo mês, e o pouco tempo dificultou as demais empresas que tinham interesse em concorrer. Foi tudo muito rápido", espantou-se a democrata.

Goretti Reis disse ainda que "os recursos de impugnação não foram acatados pela pregoeira. Só uma firma concorrente apontou cinco irregularidades: a existência de comprovação de capital social, o registro pelo conselho de administração do atestado de capacidade técnica, exigência do administrador registrado no CRA no quadro permanente da empresa; registro na ANTT no regime de fretamento contínuo, e a comprovação do registro no sindicato de empresas de fretamento contínuo do Estado".

A democrata ainda colocou que como no edital consta a liberação de recursos de ordem federal, caberia a Prefeitura de Lagarto ter tido o cuidado de tratar para que o edital tivesse sido publicado no Diário Oficial da União, o que segundo Goretti, não ocorreu. "Outra coisa que chamou minha atenção foi quando peguei as rotas do transporte escolar no edital. Nasci e me criei em Lagarto e estranhei os quilômetros dados a alguns percursos. Estou fazendo o levantamento, um a um, para encaminhar esta denúncia ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal". No fim de seu pronunciamento, Goretti Reis citou uma nota publicada pelo jornalista Cláudio Nunes em seu blog no Portal Infonet, citando que a empresa vencedora da licitação foi a Vitória que, segundo o colunista, é de propriedade do esposo da também deputada Suzana Azevedo (PSC), colega de partido do prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC).

Suzana Azevedo

A deputada Suzana Azevedo, em seguida, ocupou a tribuna e disse que "nós conhecemos esta Casa e sempre entendemos que a questões de política regional não devem vir para este parlamento. Goretti Reis está iniciando, é amadora e não conhece bem um processo licitatório. Ela precisa estudar um pouco mais para poder falar, até para não ficar dizendo besteiras. Eu liguei para o prefeito, porque não tenho conhecimento do assunto, e ele já solicitou que o MPE e o MPF fiscalizem a licitação para ver se houve alguma fraude ou algum fato que venha a condenar a licitação".

"Isso é transparência, algo que não existia na gestão passada, quando tudo era feito por Ocip para a família dela dar o serviço a quem quisessem. Na época, por exemplo, a filha de Jerônimo (Reis - DEM) namorava o dono da Voyage e esta era a empresa que prestava o serviço. Se alguém se sente lesado com algo, que procure a Justiça. Antes eram 60 carros e hoje são 100", completou Suzana Azevedo.

Programa de Radio

O Presidente do PPS Itamar Santana está de Parabéns pelo seu Programa de Radio na radio Cidade onde tem um Programa de entrevista todo sábado das 18:00 as 20:00 Hrs no Primeiro dia foi bem movimentado tem varias participações com do Empresário Fabio Reis e do vereador Gustinhos Ribeiro, nesse sábado dia 11 de abril será a vez desse blogueiro também da sua participação quem quiser ouvir é só entrar no site www.novacidadeam.com.br ou ainda no site www.lagartofest.com.br que ouvira a programação completa.

DUTRA

O ex-prefeito de Lagarto, José Raimundo (Cabo Zé) vai apoiar José Eduardo Dutra (PT) a deputado federal. Atende a pedido de Marcelo Déda.

Já o prefeito Valmir Monteiro (PSC) tem compromisso de apoiar Rogério Carvalho (PT) à Câmara Federal. Será uma forma dos dois [Cabo e Walmir] medirem força eleitoral.
Fonte: faxaju

GIL MOTOS

O Comerciante Gilberto Gil o GIL MOTOS vai fazer uma visitas nesta quinta Feira dia 09 de abril na APE no Asilo de Lagarto e em algumas creches distribuindo alguns ovos de páscoa fazendo a alegria de muitas crianças que não poderiam ganhar um ovo de páscoa nessa época é isso ai Gil Motos você esta de parabéns.

Conselho Tutelar

Acontece nessa Quinta a prova do conselho tutelar de Lagarto, onde estará participando esse blogueiro (Cleber Pinto), Rony Mercê, Marcelo Marata, China, esse ai são os amigos que vão participar da eleição do conselho Tutelar caso passe na prova seletiva Conto com ajuda de vocês na eleição o meu numero é 32.

Tiroteio em Lagarto

A violência em lagarto está de assustar nem os PM estão sendo poupados, na ultima sexta feira um soldado da PM foi vitima de tentativa de assalto perto da lanchonete de Valmir e reagiu dando dois tiros contra os meliates e ainda no domingo dia 05 o presidente do PPS de lagarto foi vitima de bala perdida no povoado coqueiro onde meliantes atiram em direção à casa que ele estava com sua namorada, peço aos governantes que tome providencia em relação à violência de lagarto.

domingo, 5 de abril de 2009

TJ AUTORIZA DESBLOQUEAR RECURSOS

A desembargadora Clara Leite de Rezende enviou nesta quarta feira (1º) um comunicado à gerência do Banese de Lagarto informando que foi concedida uma medida liminar em favor da Câmara Municipal, determinando o desbloqueio de todo o valor retido do duodécimo. No ofício, a desembargadora requisita “a imediata suspensão dos bloqueios sobre o valor do duodécimo da Câmara, devendo permanecer à disposição deste Poder a verba já retida nesta instituição bancária”.

De acordo com o presidente do Legislativo de Lagarto, Wilson Fraga de Almeida, o Xexéu (PSDB), cerca de R$ 207 mil, referente ao duodécimo de fevereiro e março, está bloqueado. “Com 50% dos recursos, só deu para pagar o salário dos servidores efetivos, dos vereadores e os serviços essenciais, como água, telefone e energia. A situação financeira da Câmara estava bastante complicada em virtude desse bloqueio, mas graças a Deus a Justiça reconheceu a necessidade de manter o repasse sem nenhum bloqueio”, afirmou Xexéu.

A previsão do presidente é que com o desbloqueio, todos os débitos do Legislativo, incluindo o salário dos comissionados, sejam quitados em até 24 horas.

O dinheiro bloqueado seria para pagar uma ação pecuniária que já tramita há 27 anos na Justiça, e hoje é movida pela viúva do vereador Antonio Simões. De março de 1986 a abril de 1987, o parlamentar foi afastado de suas funções por quebra de decoro parlamentar. Ele recorreu da decisão da Câmara e conseguiu retornar ao cargo, sendo que pediu no Judiciário o pagamento dos 14 meses de salário que ele ficou sem receber fora da função.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Novo complexo penintenciário abre 476 vagas no sistema prisional de Sergipe

A inauguração do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho, no bairro Santa Maria, marca um novo momento para sistema prisional de Sergipe. A partir desta quinta-feira, 02, Sergipe passou a contar mais 476 vagas, o que representa um aumento de cerca de 35% no número de vagas em penitenciárias. A inauguração do Complexo foi feita pelo governador Marcelo Déda e pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

Segundo o governador, o Complexo vai contribuir para a redução de um problema em Sergipe. “A partir de agora, vamos diminuir de forma significativa a superlotação nas delegacias. Dentro de 15 dias, estaremos inaugurando a Cadeia Pública Provisória de Nossa Senhora do Socorro e abrindo mais 155 vagas. Ou seja, serão quase 700 vagas incorporadas ao sistema prisional”, afirmou Déda.

Com uma área total de 317.040 m² e área construída de 8.316 m², o Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho recebeu R$ 14.253.000,00 em investimentos, sendo cerca de R$ 1,4 milhão do Governo do Estado e quase R$ 13 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça.

“Se é um setor que nosso país está atrasado é o sistema prisional. No entanto, o exemplo que está sendo dado por Sergipe e pelos estados que estão vinculados ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, é um exemplo edificante para o país. Isso não poderia ser feito sem a colaboração de Governos Federal e Estaduais que têm uma visão humanista e democrática da segurança pública. Sei que este segmento para ser melhorado precisa ter um sistema prisional adequado, que tenha estrutura forte de contenção, mas que os detentos sejam tratado com dignidade”, destacou o ministro da Justiça.

A obra do Complexo foi iniciada em setembro de 2003 com recursos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até dezembro de 2006, o Governo de Sergipe só tinha conseguido executar cerca de 50% da construção. “Esse percentual é válido se não levarmos em consideração o esgotamento sanitário, a construção de guaritas e da via de acesso ao presídio, além da ausência da licença ambiental. Se contarmos com esses fatores, esse percentual cai para 40%”, pontuou o secretário de Estado da Justiça, Benedito Figueiredo.

A inauguração do Complexo, apontou o governador, reitera o compromisso do Governo de Sergipe com a segurança pública. “Nós queremos reafirmar que vamos manter como prioridade os investimentos na segurança do estado de Sergipe. Assumi com o compromisso de priorizar esta área do Governo em todos os seus aspectos: preventivo, investigativo, de repressão do crime, e sob a ótica renovada que rima segurança com cidadania e democracia. Para isso, estamos de um lado investindo em estrutura da segurança pública propriamente dita e na estrutura do sistema penitenciário e do outro na busca de soluções para valorização profissional de servidores civis e militares que sustentam a política de segurança em nosso estado”, enfatizou.

Funcionamento

Já nesta sexta-feira, 3, as transferências de 70 e 80 presos diários devem começar. A transferência será para boa parte dos custodiados que estão nas delegacias espalhadas pelo Estado. A previsão é que se reduza em até 75% o número de presos nas carceragens das delegacias. A administração do presídio será toda feita pela Secretaria de Justiça e terá a parte operacional gerida por uma empresa privada.

O novo modelo de gestão penitenciária disponibilizará todo o mobiliário, aquisição e manutenção de carros para transporte de presos, computadores, quatro refeições diárias, kit de higiene e toda a parte logística do complexo. Todos esses serviços estão incluídos na parte técnica, assistencial e de ações a serem desenvolvidas nas áreas psicológicas, médicas, odontológicas (com direito a próteses dentárias), psiquiátricas, pedagógica, esportiva e social, que estarão em ação para o desenvolvimento e acompanhamento dos internos da penitenciária.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

ENTENDIMENTO: Governo forma comissão para negociar com os militares

O Governo do Estado receberá na próxima sexta-feira, dia 3, a partir das 14h30, representantes das associações unidas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros a fim de tratar das reivindicações feitas pelos líderes da categoria acerca da questão salarial, carga horária e ingresso nas Corporações. A determinação do governador Marcelo Déda visa fortalecer o diálogo com os militares e apresentar alternativas para as discussões apresentadas pela categoria.

A comissão do Governo do Estado será composta pelos secretários Kércio Silva Pinto (Segurança Pública), Jorge Alberto (Administração) e João Andrade (Fazenda), além dos comandantes da Polícia Militar, coronel Magno Silvestre, e do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Santos.

Em nota, as associações unidas da PM e BM informam que o ato público programado para o próximo dia 2, em frente ao Palácio dos Despachos, às 8h, foi suspenso por conta da decisão tomada pelo Governo. A nota ainda destaca que tudo o que foi discutido pelas associações em assembléia será levado ao conhecimento da equipe técnica do Governo do Estado.
Fonte: http://www.nenoticias.com.br/lery.php?var=1238541974

Três homens com sete armas invadem fazenda de Luiz Mendonça

Três homens invadiram a fazenda do desembargador Luiz Mendonça, localizada no município de Carira.

Eles portavam ilegalmente sete armas.

O Serviço de Inteligência da Polícia (DIPOL) localizou um dos marginais. Os outros dois, cujos nomes não foram revelados pela polícia, ainda não foram presos.

Um dos envolvidos no assalto, Sérgio Oliveira Batista, vugo “Sérgio Alemão”, trocou tiros com a polícia e foi baleado. Levou 8 tiros disparados. Ele está internado no Hospital João Alves Filho.

Um policial civil reconheceu ontem (31) “Sérgio Alemão”, como um dos marginais que invadiram a sua casa, em Itaporanga D`Ajuda, no início do ano.

Arrumando a Casa

É Semana Passada falei aqui no blog que o Prefeito de Lagarto José Valmir Monteiro (PSC) tinha esquecido uns aliados seus, hoje parece que a consciência pesou e ele já está chamando alguns pra conversar com Léo do Creu, China e a ex. Vereadora Marlene foram uns do chamados, dizem que esses ai já estão com o lugar garantido na administração da mudança; e fiquei sabendo hoje que o Presidente do PPS de Lagarto também esteve na prefeitura na semana passada falando com o Prefeito e saiu todo contente, então sendo assim parece que o prefeito de lagarto depois de fazer muita raiva está agindo como o bom pastor agradando a quase todos.

segunda-feira, 30 de março de 2009

JERÔNIMO: CITRICULTOR VIVE PIOR MOMENTO

O deputado federal Jerônimo Reis (DEM/SE) discursou nesta segunda-feira (30) na tribuna da Câmara em defesa dos citricultores de Sergipe. De acordo com o parlamentar, o Estado sofre a pior crise do setor nos últimos anos. Ele citou que aproximadamente 40 mil pessoas da região Centro-Sul, que sobrevivem dos laranjais, os chamados catadores e carregadores, estão sem emprego e em situação de miséria devido à entressafra da laranja. A citricultura já empregou 100 mil pessoas, hoje emprega cerca de 40 mil. Se nada for feito, poderá ser uma atividade inexistente nos próximos anos. Ainda há tempo para reverter esse quadro, basta vontade política e decisões acertadas colocadas em prática, cobrou Jerônimo Reis.
Milhares de pessoas estão passando fome e outras recorrendo às portas das prefeituras em busca de cesta básica. Alguns sergipanos estão migrando para outros estados à procura da sobrevivncia. Um destino comum tem sido as plantações de café em Minas Gerais, uma cena lamentável em pleno século 21, completou o deputado, referindo-se a uma matéria veiculada na imprensa sergipana.
Reis afirmou ainda em discurso que a situação é tão crítica, que já existe uma proposta para se criar uma espécie de seguro da laranja, que seria pago no período da entressafra no mesmo molde do seguro-defeso, benefício destinado aos pescadores. Sabemos que esta é apenas uma medida paliativa. O que precisamos, e como parlamentar nascido e criado na região, exigimos, é o retorno do Programa de Revitalização da Citricultura, possibilitando que durante todo o ano, o Centro-Sul mantenha sua produção ativa, com canais de comercialização, livre das pragas e excelente produtividade, acrescentou.
O deputado lembrou que Sergipe já alcançou o posto de segundo maior produtor de laranja do Brasil, e que hoje enfrenta um quadro bem diferente do passado. A região Centro-Sul concentra praticamente toda a produção do estado. Dos 49.764 hectares plantados, 48.048 estão no Centro-Sul, ou seja, 96,5% da área de laranja. Ainda segundo dados apresentados pelo deputado, Sergipe conta com aproximadamente 12 mil citricultores, sendo que 8 mil e 400 são considerados pequenos, plantando em uma área inferior a 10 hectares. Infelizmente, devido à falta de prioridade do governo estadual com o setor, a citricultura volta a viver sua pior fase, advertiu Jerônimo Reis.
O deputado sergipana citou que atualmente são vários os problemas enfrentados por aqueles que sobrevivem da produção da laranja em Sergipe, que vão desde à falta de condições de comercialização, à baixa produtividade, ocorrência de pragas e doenças, além da dificuldade no crédito agrícola.

Fonte: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=303200918501841868

domingo, 29 de março de 2009

A voz da Juventude

A partir de 4 de Abril, semanalmente será apresentado o programa político -jornalistico a voz da juventude na nova cidade am, apartir das 18 horas até as 20:00 horas, com o comando do estudante de Direito e presidente da JPS/SE Itamar Santana. Na sua primeira edição já está certo a entrevista com o ex- candidato a vereador e futuro membro do PPS, Marcelo Maratá, também irá participar dando uma entrevista o jovem Clayton Moore filiado ao PT,também será um dos entrevistados o presidente da JSB de Lagarto Adriel, China membro do PPS será um fiel co-apresentador do programa. além das entrevistas com os jovens o programa irá abordar as políticas de Lagarto, Sergipe e do Brasil. Caro internauta, fique ligado pelos endereços eletrônicos, www.novacidadeam.com.br e www.lagartofest.com.br, o internauta poderá interagir no programa pelo msn e telefone. Que será divulgado dia 4 na apresentação do Prog

ESTUDANTES

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) promovem entre os dias 30 de março e 3 de abril a Jornada de Lutas 2009. Estão marcadas diversas manifestações em todas as capitais do Brasil. A Jornada é uma tradição das entidades que acontece todos os anos, sempre no mês de março.

Em 2009, a Jornada de Lutas acontece em conjunto com as centrais sindicais, como CUT e Força Sindical, e movimentos sociais, como MST e Marcha Mundial de Mulheres, e tem como lema Essa crise não é nossa. Queremos mais conquistas para a Educação.

Fonte: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=28320091572538706

Prefeito Eleito, Aliados Insatisfeitos.

O prefeito de Lagarto Valmir Monteiro - PSC, está Deixando muitos aliados que participarão da ultima eleição de prefeito de fora da sua gestão, comenta-se que de 50 candidatos a vereadores que teve sua coligação ele só arrumou a vida de 5 ou 6 dentre os que estão fora estão aliados que fizeram a diferença na eleição, como Lourival Mendes, Itamar Santana Presidente do PPS, Marcelo Marata, givaldo da galinha, marlene menezes, enilton da famacia, carlinhos da mariola e o Léo do Creu. Alem de Deixar tantos aliados fora da gestão encheu a prefeitura com os seus familiares e parentes comenta-se que são mais de 40 pessoas em cargos de 1º e 2º escalão na prefeitura de Lagarto quem disse que ele não veio pra mudar.
OLHA A MUDANÇA AI GENTEEEE

sábado, 28 de março de 2009

A Juventude

Ontem Foi dia de Reunião em Aracaju, amigos de João Alves daqui de Lagarto, Gilberto Gil (Gil da Rifa) Cleber Pinto, Rony Mercê, Minininho de Zé Mercê, E Ronaldo (neguinho) foram ontem a duas reuniões uma no PSDB Com a Juventude Estadual e Logo apos o grupo foi à posse da nova juventude do DEM que tem como presidente Waldelio Silva que contou com a presença de varias lideranças do estado de Sergipe, também contou a participação do Deputado Federal pela Paraíba Enfrair Filho que no seu Discurso falou das Greves do Estado de Sergipe e também da Importância da Juventude no Cenário político nacional, e o ex. Governador de Sergipe João Alves Filho Falou dos Seus governos e da juventude de seu partido.
Esse blogueiro espera fielmente que o João da água volte a ser governador de Sergipe. E em Lagarto novos quadros estão surgindo Aguardem...

quinta-feira, 26 de março de 2009

O SERGIPANO

Será Lançado ainda esse mês O JORNAL O SERGIPANO, que nasceu da Ideia de ter um canal de informações independente que tenha acima de tudo credibilidade e que passase as informações como ela é O jornal vem Encabeçado Pelos Jovens CLEBER PINTO E ITAMAR SANTANA que também contara com o apoio de Diversas personalidade do Município de LAGARTO e do estado de SERGIPE; O SERGIPANO vai contar ainda com o jornal ON-LINE que trará noticias em tempo real informando tudo que acontece em nosso município e em nosso estado como também no Brasil no Mundo.

JORNAL O SERGIPANO
CREDIBILIDADE ACIMA DE TUDO